Acesso para professores

Atuação

Ensino

Facilitar o processo de aprendizagem dos estudantes, transmitir conhecimentos e apoiar para que cada um navegue na sua trajetória de descobertas e formação: o ensino é um dos pilares central da atividade docente e da vida acadêmica e forma a tríade indissociável junto com pesquisa e extensão.

Visto como tendo uma natureza dinâmica, contínua e que se retroalimenta, o ensino-aprendizagem nas instituições de educação superior brasileiras direcionam professores e estudantes na promoção, na aquisição e no desenvolvimento de competências, conhecimentos, habilidades e/ou atitudes para aprimorarmos uma sociedade com cidadãos que atuam como sujeitos de sua própria história e como agentes de transformação e inovação.

Os professores da Rede Academia ICE destacam a importância de situar o estudante como ator protagonista de sua aprendizagem, promovendo abordagens participativas e engajadas dentro e fora de sala de aula. Nesse sentido, são necessários modelos, métodos, recursos que tornem o processo de ensino-aprendizagem efetivo, relevante, contextualizado e participativo e dialógico com a sociedade.

A docência é atributo comum à maioria absoluta dos professores da Rede Academia ICE, com atuação em mais de 40 disciplinas de graduação e 20 de pós-graduação, conforme dados do último monitoramento da Rede, de 2020. Há exemplos de disciplinas dedicadas aos negócios de impacto, inovação social ou empreendedorismo social, ou associadas a outras discussões mais amplas, como sustentabilidade, gestão social, ou como uma das frentes de empreendedorismo e inovação.

A inclusão da agenda de negócios de impacto nos diversos cursos de graduação, especialização e pós-graduação é fundamental para a disseminação do conhecimento no tema, formação de uma nova geração de atores no campo e fortalecimentos dos ecossistemas locais e nacional de impacto.

O Programa Academia ICE busca apoiar os professores da Rede no desenvolvimento das temáticas por meio da promoção de troca de conhecimentos, experiências, indicação de referenciais nas temáticas, dentre outras atividades.

Jornada de Ensino

Com o objetivo de apoiar professores que atuam em programas de graduação de nível superior que queiram desenvolver disciplinas em temas relacionados à agenda relacionada aos Investimentos e Negócios de Impacto, Empreendedorismo Social e Inovação Social, o Programa Academia ICE realiza a Jornada de Ensino.

Trata-se de um processo de construção coletiva de conhecimento articulando conteúdos e métodos de aprendizagem em apoio a práticas docentes no desenvolvimento de competências junto aos estudantes. Essa dinâmica é feita de forma colaborativa entre os participantes por meio de uma formação em uma plataforma online que parte de um conteúdo mínimo que vem sendo enriquecido com a contribuição dos professores participantes.

Ao final da Jornada, que tem cerca de 3 meses de duração, o professor terá construído referências para ministrar aulas, elaborar ementas, ministrar disciplinas, revisitar práticas de avaliação e orientar trabalhos de graduação.

A Jornada de Ensino é aberta a professores de todo país interessados ou que já atuam com os temas. Indicado a professores interessados ou novos integrantes da Rede Academia ICE.

Saiba mais Conheça as Atividades dos Professores da Rede

Prêmio de Boas Práticas

Conheça algumas da Boas Práticas de ensino das temáticas. São experiência implementadas de Norte a Sul do país, tais como:

  • Inovação e Empreendedorismo Social (UDF) – A disciplina tem como objetivo principal o estudo e a vivência do processo social empreendedor, orientados para a construção de negócios de impacto que mitiguem e solucionem problemas sociais e ambientais contemporâneos.
  • Baião de Três (UFCG) - Projeto multidisciplinar de ensino integrado de empreendedorismo na graduação baseado em vivência, que envolve alunos e professores de Computação, Design e Administração. O objetivo é promover o aprendizado de princípios de empreendedorismo inovador, reunindo alunos e professores de diferentes cursos no mesmo ambiente.
  • Desafio Inove+ (UFPA) - Disciplina obrigatória que tem por objetivo promover o desenvolvimento de projetos e negócios sustentáveis, isto é, de soluções dedicadas a problemas socioambientais que sejam capazes de se autossustentar financeiramente, contribuindo assim para uma transformação social positiva em seus territórios de atuação.

Leia na integra estas e outras iniciativas na publicação – Boas Práticas em Investimentos e Negócios de Impacto na Academia.

Ementas de Curso

Inspire-se conhecendo ementas de cursos em graduação, pós-graduação e especialização ministrados por professores que fazem parte da Rede Academia ICE:

Conheça alguns casos de ensino

A Academia ICE estimula a produção de casos de ensino que relatem dilemas vividos pelos empreendedores e investidores no Brasil. Conheça alguns casos produzidos pela Rede e caso tenha interesse em utilizá-los em sala de aula solicite a nota de ensino – via e-mail academia@ice.org.br – e receba as orientações para aplicação em sala de aula.


Veja casos de ensino

Pesquisa

Produzir conhecimento, sistematizar ideias, ressignificar conceitos, desenvolver novos modelos, ferramentas e metodologias, enfim, fazer pesquisa. E pesquisa é ciência. Um pesquisador busca evidências de como o mundo funciona para gerar conhecimento em prol do desenvolvimento na sociedade. O ecossistema de investimentos e negócios de impacto, como um campo novo e emergente, necessita análise baseada em evidências que ajudem a compreender sua evolução, oportunidades, desafios e potenciais. Por ter na sua essência o desafio de endereçar problemas sociais e ambientais seguindo lógicas de mercado, demanda uma série de novos conhecimentos para equilibrar as lógicas sociais e comerciais até então consideradas separadas no contexto organizacional. A academia se torna um importante aliado e dinamizador do ecossistema pela construção e disseminação desses novos conhecimentos num debate amplo e rico entre diferentes paradigmas e abordagens que norteiam o desenvolvimento do campo.

Nota-se que a temática Investimento e Negócios de Impacto Socioambiental vem avançando no Brasil e, gradativamente, ganhando espaço nas agendas de pesquisa das universidades. Destacam-se as trilhas de pesquisa em importantes associações e congressos acadêmicos, liderados por membros da Rede Academia ICE.

De acordo com dados do monitoramento da Rede Academia em 2021, no ano referido, 51 professores da rede realizaram ou orientaram 103 pesquisas em suas instituições. As pesquisas desenvolvidas pelos professores são compartilhadas tanto em meios acadêmicos, como congressos e revistas científicas nacionais e internacionais, quanto para acesso ao grande público, como blogs, imprensa e outros websites.

Eventos com participação da Rede
Os professores da Rede Academia ICE atuam de forma ativa e coletiva visando fortalecer e ampliar a temática em eventos de referência na academia. Conheça algumas destas iniciativas:
2019_Empreendedorismo Social e Inovação Social na ENANPAD
2019_ENEGEP
2020_ENANPAD
2021_ANPAD – XXXI Simpósio de Gestão da Inovação TecnológicaVer mais

  • Painel “Mensuração de Impacto e acesso a Investimentos no Campo dos NIS”, participação de: Daiane Neutzling (UNIFOR), Adriana Mariano (ICE), Sérgio Lazarrini (Insper) e Adriano Meirinho (CMO & Co-Founder da Celcoin)
  • Os professores da Rede lideraram 2 temas: Tema 4 – Empreendedorismo Social e Tema 10 – Inovação Social: Dimensões, Práticas e Transformações

2021_ENAPEGSVer mais

  • GT3: Empresas Sociais e Negócios de Impacto. Líderes: Edson Sadao Iizuka (FEI), Graziella Comini (USP), Ibsen Bittencourt (UFAL), Luiza Teixeira (UFBA) e Ruth Espínola Soriano de Mello (PUC-Rio)
  • Mesa: “Empresas Sociais, Negócios de Impacto e Economia Solidária” (é possível dar link para assistir esta sessão)

Produções Apoiadas pela Academia ICE

O fomento à pesquisa acadêmica de forma articulada com os atores do campo é uma das prioridades do Programa Academia ICE, que vem desde 2016 apoiando pesquisas dos professores da Rede. Entre as ações realizadas estão chamadas de pesquisas, artigos e casos de ensino, realização de encontros e oficinas de discussão sobre temas de pesquisa, bem como o estímulo a projetos colaborativos entre os professores da Rede.

Jornada de Pesquisa 2020-2021

As pesquisas colaborativas já são realidade na rede e em 2020 foi realizada, de maneira inédita, a Jornada de Pesquisa. Um esforço articulado pelo Programa para a concepção de projetos de pesquisas que estão, em 2021, em fase de busca de parcerias para sua implementação.

  • Monitoramento e avaliação de impacto em uma visão de portfólio de negócios
  • Ecossistemas de Inovação Social e Cidades no Brasil
  • Políticas Públicas e Negócios de Impacto em Habitação Social
  • Territórios e Cadeias da Sociobiodiversidade na Região Amazônica
  • Economias Ressignificadas
Prêmio Academia ICE

Prêmio Academia ICE reconhece e premia trabalhos de pesquisa desenvolvidos na graduação e pós-graduação. O Prêmio começou olhando para trabalhos de graduação e ao longo das edições passou a envolver também trabalhos de mestrado e doutorado, evidenciando o avanço da pesquisa na agenda. Para conhecer os trabalhos vencedores, acesse abaixo.

Extensão

Diálogo entre academia e comunidade, articulação com atores do campo, troca de saberes: a extensão universitária traz a vinculação da academia com o meio numa relação de construção coletiva, colaborativa e engajada. Nesse contexto, as atividades de extensão, articuladas com as demais dimensões acadêmicas (ensino e pesquisa), produzem novos conhecimentos que aliam saberes acadêmicos e cotidianos aplicados na resolução de problemas coletivos e que ajudam a promover a integração da educação superior com a sociedade.

De acordo com a Resolução CNE/CES 7/2018 do Ministério de Educação (MEC), que estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira, as atividades de extensão integram-se à matriz curricular e constituem um processo interdisciplinar, político educacional, cultural, científico, tecnológico, que promove a interação transformadora entre as instituições de ensino superior e os outros setores da sociedade, por meio da produção e da aplicação do conhecimento. São intervenções que envolvem diretamente as comunidades externas às IES (Instituições do Ensino Superior) e que estejam vinculadas à formação do estudante.

O desenvolvimento da Extensão faz parte da essência da Rede Academia ICE, pelo perfil engajado dos professores que a integram, pela natureza da educação prática e conectada com o campo, e pelas próprias temáticas trabalhadas – Inovação Social, Empreendedorismo Social, Investimentos e Negócios de Impacto. Conforme os dados do monitoramento da Rede em 2020, 65% dos professores da Rede estão envolvidos com atividades de extensão nas temáticas relacionadas à agenda de negócios de impacto. Os programas e projetos extensionistas são muito variados, especialmente pela combinação de forças das IES, contextos locais e interação com as comunidades. Atividades como eventos com objetivos de sensibilização e disseminação da agenda até laboratórios e concursos. Vale destacar que são muitas as iniciativas que estabelecem relação com espaços de inovação e de estímulo ao empreendedorismo, como as incubadoras e aceleradoras universitárias.

O Programa Academia ICE apoia essas iniciativas estimulando a troca de experiência entre os professores e a contribuição com os conteúdos disponibilizados. Em 2020 também foi realizada a Jornada de Extensão, trajetória em formato de comunidade de troca e mentoria, para que os professores pudessem idealizar iniciativas de extensão conectadas com suas realidades e necessidades locais.

IES da Rede realizam ações de resposta ao COVID-19

Prêmio Boas Práticas

Com o objetivo de reconhecer e divulgar iniciativas de ensino e extensão realizadas em cursos de graduação de IES de todo o país focadas na agenda de investimento e negócios de impacto, foi realizado o Prêmio Boas Práticas em Negócios e Investimento de Impacto na Academia. Realizado pela ponteAponte, o Prêmio foi apoiado pela segunda edição da chamada IMPULSE, realizada em 2019 pela Aliança pelos Investimentos e Negócios de Impacto em parceria com ICE, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) por meio do BID-LAB, mais British Council, Instituto Humanize e Itaú. A publicação da premiação traz a experiência das cinco iniciativas premiadas e dos 11 finalistas, com experiências de todas as regiões do país.

CLIQUE PARA CONHECER