Para termos um ecossistema de impacto fortalecido no Brasil precisamos atuar em parceria com vários atores: empreendedores, investidores, aceleradoras e incubadoras e instituições de ensino superior. O Programa Academia nasceu em 2012 liderado pelo ICE com o objetivo de engajar professores e Instituições de Ensino Superior na agenda de Investimentos e Negócios de Impacto. Nestes 10 anos construímos uma Rede formada por mais de 150 docentes de 73 IES brasileiras e desde 2016 monitoramos o engajamento deles nas três frentes acadêmicas: ensino, pesquisa e extensão.
Aprendemos ao longo desta trajetória que não há um caminho único. Cada docente e escola percorrem um processo único, mas construímos coletivamente muitos avanços. Em 2021, foram mais de 105 disciplinas ministradas na agenda, 103 pesquisa e 56 atividades de extensão. No coletivo tivemos conquistas importantes, como a inserção da agenda em Congressos como ENANPAD, ENEGEP, ANPAD e ENAPEGS. Nossa crença é que não há receita e nem os 10 passos para uma IES se tornar uma referência nas agendas de Inovação Social e Investimentos e Negócios de Impacto, mas que é possível para todas implementarem ações neste sentido.
O desafio que provoca a criação desta nova iniciativa – Universidades +Engajadas – é o desejo de avançar e dar um passo além do envolvimento de indivíduos, para o envolvimento institucional das escolas. Promovendo um espaço de troca de conhecimentos e práticas que possibilitem a cada instituição integrante vir a ser uma referência na agenda.
Em 2022, o ICE lança junto com nove parceiros a Coalizão pelo Impacto visando fortalecer 6 ecossistemas de impacto e somamos aqui nossa trajetória com o Programa Academia para que juntos nestas cidades tenhamos escolas de referência.
O Programa Universidades +Engajadas visa contribuir para que estas escolas se tornem referencias na agenda de Investimentos e Negócios de Impacto. Por meio de ações como: fortalecimento ou criação de centros de pesquisa na agenda; estimulo à produção de pesquisas relevantes para o avanço do ecossistema local e para o avanço da agenda na academia; formação de estudantes, para que tenham competências para contribuir nas mais diversas instituições do ecossistema; formação de novos empreendedores e empreendimentos de impacto – um estimulo a construção da jornada do empreendedor nas escolas; ou ainda, fortalecendo ou iniciando uma atuação ativa da instituição no advocacy da agenda, seja no apoio a construção de políticas públicas locais ou na realização de eventos para promoção da agenda e de uma cultura empreendedora com impacto localmente.
Vários caminhos já foram percorridos pelos professores da Rede Academia ICE, somamos aqui estas trajetórias nacionais com experiência internacionais para inspirar e contribuir nos próximos anos com o avanço da agenda nas Universidades integrantes. Acreditamos no potencial da academia na formação de agentes de transformação capazes de construir uma economia mais justa e próspera.
Em breve, iremos compartilhar aqui as instituições integrantes.