Sobre a Academia ICE

Sobre

Academia ICE é uma iniciativa do Instituto de Cidadania Empresarial (ICE) para engajar professores e fortalecer a atuação das Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras nas temáticas de Empreendedorismo Social, Investimentos e Negócios de Impacto e Inovação Social, nas três dimensões da atuação acadêmica: ensino, pesquisa e extensão.

A Academia ICE mobiliza uma rede formada por mais de 130 acadêmicos de 70 IES de todas as regiões do país, e acredita que esses docentes têm um papel estratégico na formação e expansão do Ecossistema de Investimentos e Negócios de Impacto. Seja como agentes de formação de talentos para o campo, seja como produtores de conhecimento e pesquisa ou como protagonistas que conectam a produção acadêmica a ações concretas para resolução de desafios sociais e ambientais.

Pilares de atuação

  • Conectar acadêmicos com o ecossistema de Investimentos e Negócios de Impacto brasileiro e internacional;
  • Estimular a produção de pesquisas e casos de empreendedorismo de impacto;
  • Apoiar a criação de novas disciplinas e cursos;
  • Estimular a criação e desenvolvimento de atividades de extensão, que conectem o aluno com a realidade local;
  • Sistematizar e divulgar práticas acadêmicas – proporcionando inspiração e engajamento.
Conselho

Em 2018, a Academia ICE adotou como uma instância de governança o Conselho composto por professores da Rede representando as 5 regiões do Brasil. O mandato dos conselheiros dura 2 anos e os nomes são escolhidos por consenso da própria Rede.

Nordeste

Luiza Teixeira

UFBA/BA

Nordeste

Márcio Waked

Unicap/PE

Nordeste

Milton Sousa

Unifor/CE

Nordeste

Sul

Aurélia Melo

Unisinos/RS

Sul

Sudeste

Graziella Comini

USP/SP

Sudeste

Maurício Turra

SP/SP

Sudeste

Paula Esteban Jardim

IBMEC/RJ

Sudeste

Centro-Oeste

Gelciomar Simão Justen

UFMT/MT

Centro-Oeste

Norte

José Augusto Lacerda

UFPA/PA

Norte

Daiane Tretto

UFRR/RR

Já passaram pelo Conselho:
  • Carolina Andion (Udesc/SC)| 2021-2022
  • Cleide Fernandes (UFRR/RR) | 2018-2019
  • Gabriel Cardoso (UDF/DF) | 2018-2021
  • Geraldino Araújo (UFMS/MS) | 2018-2020
  • Geraldo Campos (Unisul/SC) | 2018-2020
  • Ivana Ferrer Silva (UFMS/MS) | 2020-2021
  • Luiz Melo Romão (Univille/SC) | 2020-2021
  • Maria Flávia Bastos (FDC/MG) | 2018-2022
  • Ruth Espinola Soriano de Mello (PUC-Rio/RJ) | 2018-2021
Histórico
2012

O ICE dá início ao 3º Ciclo Temático, visando fortalecimento do ecossistema de Investimentos e Negócios de Impacto, após ter atuado: 1º Ciclo – Fortalecimento da gestão de Organizações da Sociedade Civil (entre 1999 e 2001) e 2º Ciclo 2 – Desenvolvimento Local e Comunitário (de 2002 a 2013). A primeira ação do ICE neste ciclo foi a criação em 2012 do Programa Academia ICE, com o objetivo de reunir professores do Ensino Superior interessados na agenda de Investimentos e Negócios de Impacto.

2013

O Projeto Academia estabelece uma parceria com parceria com três escolas de negócios de São Paulo (cidade sede do ICE): FEA-USP, EAESP-FGV e Insper e recebe o apoio do Impact Economy Innovation Fund (IEIF) – composto pela Fundación Avina, Avina Américas, Omidyar Network e Fundação Rockefeller.  Com o apoio o ICE realiza: o projeto Transforma Brasil – competição envolvendo universitários de todo país na elaboração de planos de negócios sociais (58 inscrições de 26 IES), coordenado pela FGV-EAESP; a ida de quatro professores para a Conferência da AshokaU (San Diego/EUA), evento global que discute formas de introduzir a temática do empreendedorismo social nas universidades; publicação de 6 estudos de caso; apoio a elaboração da disciplina eletiva de Empreendedorismo Social na FGV-SP; e, em parceria com a Move Social, lança o artigo “Métricas em Negócios de Impacto Social: fundamentos”. Parte do recurso foi dividido com o CEATS (FEA-USP), que desenvolveu o Projeto Brasil 27. Projeto que mapeou 27 negócios sociais, um em cada Estado do país, mais o Distrito Federal. Ainda este ano, o Programa recebeu novos apoiadores: Fundação Telefônica Vivo e Instituto Quintessa.

2014

O projeto reúne 19 professores, envolvendo novas instituições de São Paulo: ESPM, Senac, Unicamp, FEI, EACH-USP, além da FGV-RJ e da Universidade de St. Gallen. No âmbito das iniciativas, surge o Prêmio Academia ICE, que reconhece as melhores pesquisas em Investimentos e Negócios de Impacto do país. Além disso, com apoio do J.P. Morgan e do próprio ICE, são apoiados: três estudos de caso – Start Up Weekend Rio Favela (FGV), Dr. Consulta (St. Gallen) e Gera (Insper); e três pesquisas, em parceria com a FGV – “O Papel das Aceleradoras de Impacto no Desenvolvimento dos Negócios Sociais no Brasil”, “Cadeias de Valor Inclusivas, Compras Institucionais” e “Oportunidades para Empreendimentos Sociais e Inclusão de Negócios de Impacto na Compras de Grandes Empresas e Governo”. Além disso,  dois docentes acompanharam a Conferência AshokaU Exchange (EUA) e seis participaram do AshokaU Minka (Chile). Outros cinco foram palestrantes do Fórum Brasileiro de Finanças Sociais e Negócios de Impacto.

Ações com as escolas:

  • Na FGV-SP – apoiou para o lançamento do Núcleo de Impacto Social (NIS) dentro do Centro de Empreendedorismo em Novos Negócios.
  • Insper – apoio a criação do Centro de Avaliação de Impacto – Metricis.
  • Senac – apoio a capacitação de professores e a realização de workshops para alunos sobre os temas das finanças sociais.
  • ESPM – apoio na organização do Social Business Challenge, evento nos moldes de um start up weekend, com foco em negócios de impacto na área de educação.
  • Unicamp – apoio a inclusão do conteúdo de negócios de impacto em um curso de extensão sobre sustentabilidade, convidando palestrantes de organizações parceiras para ministrar estas aulas em Campinas.
2015

Acontece o primeiro encontro reunindo 19 docentes, com o objetivo de criar uma visão, estratégias e ações prioritárias do grupo. É realizada a 2ª Edição do Prêmio Academia ICE, que passa a incluir categoria para pós-graduação lato e stricto sensu. Além disso, por meio de um Fundo Colaborativo são apoiadas 3 iniciativas: a pesquisa “Cadeias de Valor Inclusiva e Microempreendedores Ribeirinhos: o Caso da Reserva do Rio Negro” (FGV-SP e FGV-RJ), o artigo “The Best of Both Worlds? Impact Investors and their Role in the Financial versus Social Performance Debate” (Insper, UFBA e University of St.Gallen) e projeto de extensão da Unicamp em parceria com a ESPM.

Evento internacional reúne os professores brasileiros com: Bruce Usher (Universidade de Columbia/EUA), Logan Counce (responsável pela aceleradora de negócios sociais da Universidade de Duke/EUA) e Brian Trestald (responsável pelos investimentos no Fundo Acumen e coordenador do curso sobre investimento de impacto na Escola de Negócios de Wharton da Universidade da Pensilvânia/EUA) em São Paulo.

Pesquisas apoiadas:

  • Insper: “Avante: Humanização das Soluções Financeiras para os Microempreendedores da Base da Pirâmide”.
  • FEI: “Negócios Sociais: estudo bibliométrico e Análise Sistemática da Literatura Nacional e Internacional”
  • Unicamp: “Hand Talk: uma empresa social”
  • EAESP/FGV: “Inclusão dos Negócios de Impacto nas Compras de Grandes Empresas e Governo”
2016

A Rede Academia ICE com o apoio do BID inicia o processo de expansão nacional. Neste ano a Rede cresce para 49 professores e 27 Instituições de Ensino Superior, de 10 Estados brasileiros. Esses docentes se organizam em Grupos de Trabalho para atuar no planejamento da rede, entre eles: a criação do Blog Academia ICE, plataforma digital que reuniu estudos, pesquisas, artigos, agenda de eventos, editais e outros conteúdos referentes ao campo de Negócios de Impacto e o mundo acadêmico. É realizado neste mesmo ano o 1º Encontro Nacional Academia ICE.

2017

Continuando sua estratégia de expansão nacional, o Programa Academia ICE promove encontros locais em Parintins e Cuiabá, além de um Encontro de Professores na Temática de Impacto da Região Norte do Brasil. Com o crescimento da Rede, inicia-se o processo anual de Monitoramento, além da realização do Encontro Nacional 2017.

Reiterando seu compromisso com a pesquisa, o Programa Academia também lançou a Chamada ICE de Apoio à Pesquisas e Casos de Ensino, que selecionou e investiu 60 mil reais em 3 propostas de pesquisa e 2 de casos de ensino que foram apoiados ao longo do ano de 2018.

2018

Uma nova governança é estabelecida a partir da criação do Conselho da Rede Academia ICE, com representantes de todas as regiões do país e do Grupo de Trabalho dos Associados do ICE dispostos a auxiliar nas tomadas de decisão do Programa Academia. Para contemplar a disseminação nacional do Programa, são adotadas as Rodadas de Atualização da Rede Academia ICE, além do programa Plataforma Aberta de formação online. Marcando a força dos encontros presenciais, ocorre também o  Encontro Nacional 2018.

Nesse ano o Programa Academia ICE também estabelece uma parceria com a Ashoka University por meio do Programa Ashoka Commons de formação para a América Latina, que buscou estabelecer planos de ação para Universidades institucionalizarem as temáticas de impacto e empreendedorismo social. Como fruto dessa aproximação, dois professores da Rede Academia ICE participaram, a convite do ICE, do AshokaU Exchange em Boston (EUA).

2019

Em celebração aos 20 anos do ICE, o Programa Academia ICE incentiva professores a coordenar ou engajar cinco eventos regionais que envolveram mais de 800 pessoas. Nos campos de formação, quatro casos são construídos na iniciativa Jornada de Casos de Ensino e Avaliação de Impacto. A comunicação com a Rede torna-se ainda mais próxima com a oficialização do Grupo de Whatsapp além da reformulação do até então Blog dos Professores, transformando-se em Site Academia ICE. Ocorre o Encontro Nacional 2019.

2020

Em fevereiro, é realizado o Academic Workshop Brasil+UK, para trocas de experiências entre os professores destes dois países. Um mês depois, com a chegada do Novo Coronavírus e a necessidade do isolamento social, são criadas Comunidades de Práticas para troca de experiências, metodologias, ferramentas, conteúdos e formas de acolhimento para estudantes afetados pela pandemia. Também neste ano é lançada a publicação Boas Práticas em Negócios e Investimentos de Impacto na Academia e realizado o Primeiro Encontro Nacional na modalidade online.

2021

Buscando uma integração com outros atores do ecossistema, o Programa Academia ICE promove o Ciclo temático Jornada do Empreendedor em parceria com o Programa Elos de Impacto, sendo 4 encontros com 20 organizações e 5 Instituições de Ensino Superior, e o Ciclo Academia ICE Investimentos de Impacto, em parceria com o programa ICE Investimentos de Impacto, com a participação de mais de 50 docentes. Com a adaptação do modelo online, ocorre o Encontro Nacional 2021.