Acesso para professores

Sobre a Academia ICE

Sobre

Academia ICE é uma iniciativa do Instituto de Cidadania Empresarial (ICE) para engajar professores e fortalecer a atuação das Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras nas temáticas de Empreendedorismo Social, Investimentos e Negócios de Impacto e Inovação Social, nas três dimensões da atuação acadêmica: ensino, pesquisa e extensão.

A Academia ICE mobiliza uma rede formada por mais de 185 acadêmicos de 86 IES de todas as regiões do país, e acredita que esses docentes têm um papel estratégico na formação e expansão do Ecossistema de Investimentos e Negócios de Impacto. Seja como agentes de formação de talentos para o campo, seja como produtores de conhecimento e pesquisa ou como protagonistas que conectam a produção acadêmica a ações concretas para resolução de desafios sociais e ambientais.

Pilares de atuação

  • Conectar acadêmicos com o ecossistema de Investimentos e Negócios de Impacto brasileiro e internacional;
  • Estimular a produção de pesquisas e casos de empreendedorismo de impacto;
  • Apoiar a criação de novas disciplinas e cursos;
  • Estimular a criação e desenvolvimento de atividades de extensão, que conectem o aluno com a realidade local;
  • Sistematizar e divulgar práticas acadêmicas – proporcionando inspiração e engajamento.
Conselho

Em 2018, a Academia ICE adotou como uma instância de governança o Conselho composto por professores da Rede representando as 5 regiões do Brasil. O mandato dos conselheiros dura 2 anos e os nomes são escolhidos por consenso da própria Rede.

Nordeste

Luiza Teixeira

UFBA/BA

Nordeste

Márcio Waked

Unicap/PE

Nordeste

Milton Sousa

Unifor/CE

Nordeste

Sul

Aurélia Melo

Unisinos/RS

Sul

Andrea Segatto

UFPR/PR

Sudeste

Graziella Comini

USP/SP

Sudeste

Maurício Turra

SP/SP

Sudeste

Paula Esteban Jardim

IBMEC/RJ

Sudeste

Armindo Teodósio

PUC Minas/MG

Sudeste

Sudeste

Centro-Oeste

Gelciomar Simão Justen

UFMT/MT

Centro-Oeste

Helena Carasek

UFG/GO

Centro-Oeste

Norte

José Augusto Lacerda

UFPA/PA

Já passaram pelo Conselho:
  • Carolina Andion (Udesc/SC)| 2021-2022
  • Cleide Fernandes (UFRR/RR) | 2018-2019
  • Daiane Tretto (UFRR/RR) | 2021-2022
  • Gabriel Cardoso (UDF/DF) | 2018-2021
  • Geraldino Araújo (UFMS/MS) | 2018-2020
  • Geraldo Campos (Unisul/SC) | 2018-2020
  • Ivana Ferrer Silva (UFMS/MS) | 2020-2021
  • Luiz Melo Romão (Univille/SC) | 2020-2021
  • Maria Flávia Bastos (FDC/MG) | 2018-2022
  • Ruth Espinola Soriano de Mello (PUC-Rio/RJ) | 2018-2021
Histórico
2012

O ICE dá início ao 3º Ciclo Temático, visando fortalecimento do ecossistema de Investimentos e Negócios de Impacto, após ter atuado: 1º Ciclo – Fortalecimento da gestão de Organizações da Sociedade Civil (entre 1999 e 2001) e 2º Ciclo 2 – Desenvolvimento Local e Comunitário (de 2002 a 2013). A primeira ação do ICE neste ciclo foi a criação em 2012 do Programa Academia ICE, com o objetivo de reunir professores do Ensino Superior interessados na agenda de Investimentos e Negócios de Impacto.

2013

O Projeto Academia estabelece uma parceria com parceria com três escolas de negócios de São Paulo (cidade sede do ICE): FEA-USP, EAESP-FGV e Insper e recebe o apoio do Impact Economy Innovation Fund (IEIF) – composto pela Fundación Avina, Avina Américas, Omidyar Network e Fundação Rockefeller.  Com o apoio o ICE realiza: o projeto Transforma Brasil – competição envolvendo universitários de todo país na elaboração de planos de negócios sociais (58 inscrições de 26 IES), coordenado pela FGV-EAESP; a ida de quatro professores para a Conferência da AshokaU (San Diego/EUA), evento global que discute formas de introduzir a temática do empreendedorismo social nas universidades; publicação de 6 estudos de caso; apoio a elaboração da disciplina eletiva de Empreendedorismo Social na FGV-SP; e, em parceria com a Move Social, lança o artigo “Métricas em Negócios de Impacto Social: fundamentos”. Parte do recurso foi dividido com o CEATS (FEA-USP), que desenvolveu o Projeto Brasil 27. Projeto que mapeou 27 negócios sociais, um em cada Estado do país, mais o Distrito Federal. Ainda este ano, o Programa recebeu novos apoiadores: Fundação Telefônica Vivo e Instituto Quintessa.

2014

O projeto reúne 19 professores, envolvendo novas instituições de São Paulo: ESPM, Senac, Unicamp, FEI, EACH-USP, além da FGV-RJ e da Universidade de St. Gallen. No âmbito das iniciativas, surge o Prêmio Academia ICE, que reconhece as melhores pesquisas em Investimentos e Negócios de Impacto do país. Além disso, com apoio do J.P. Morgan e do próprio ICE, são apoiados: três estudos de caso – Start Up Weekend Rio Favela (FGV), Dr. Consulta (St. Gallen) e Gera (Insper); e três pesquisas, em parceria com a FGV – “O Papel das Aceleradoras de Impacto no Desenvolvimento dos Negócios Sociais no Brasil”, “Cadeias de Valor Inclusivas, Compras Institucionais” e “Oportunidades para Empreendimentos Sociais e Inclusão de Negócios de Impacto na Compras de Grandes Empresas e Governo”. Além disso,  dois docentes acompanharam a Conferência AshokaU Exchange (EUA) e seis participaram do AshokaU Minka (Chile). Outros cinco foram palestrantes do Fórum Brasileiro de Finanças Sociais e Negócios de Impacto.

Ações com as escolas:

  • Na FGV-SP – apoiou para o lançamento do Núcleo de Impacto Social (NIS) dentro do Centro de Empreendedorismo em Novos Negócios.
  • Insper – apoio a criação do Centro de Avaliação de Impacto – Metricis.
  • Senac – apoio a capacitação de professores e a realização de workshops para alunos sobre os temas das finanças sociais.
  • ESPM – apoio na organização do Social Business Challenge, evento nos moldes de um start up weekend, com foco em negócios de impacto na área de educação.
  • Unicamp – apoio a inclusão do conteúdo de negócios de impacto em um curso de extensão sobre sustentabilidade, convidando palestrantes de organizações parceiras para ministrar estas aulas em Campinas.
2015

Acontece o primeiro encontro reunindo 19 docentes, com o objetivo de criar uma visão, estratégias e ações prioritárias do grupo. É realizada a 2ª Edição do Prêmio Academia ICE, que passa a incluir categoria para pós-graduação lato e stricto sensu. Além disso, por meio de um Fundo Colaborativo são apoiadas 3 iniciativas: a pesquisa “Cadeias de Valor Inclusiva e Microempreendedores Ribeirinhos: o Caso da Reserva do Rio Negro” (FGV-SP e FGV-RJ), o artigo “The Best of Both Worlds? Impact Investors and their Role in the Financial versus Social Performance Debate” (Insper, UFBA e University of St.Gallen) e projeto de extensão da Unicamp em parceria com a ESPM.

Evento internacional reúne os professores brasileiros com: Bruce Usher (Universidade de Columbia/EUA), Logan Counce (responsável pela aceleradora de negócios sociais da Universidade de Duke/EUA) e Brian Trestald (responsável pelos investimentos no Fundo Acumen e coordenador do curso sobre investimento de impacto na Escola de Negócios de Wharton da Universidade da Pensilvânia/EUA) em São Paulo.

Pesquisas apoiadas:

  • Insper: “Avante: Humanização das Soluções Financeiras para os Microempreendedores da Base da Pirâmide”.
  • FEI: “Negócios Sociais: estudo bibliométrico e Análise Sistemática da Literatura Nacional e Internacional”
  • Unicamp: “Hand Talk: uma empresa social”
  • EAESP/FGV: “Inclusão dos Negócios de Impacto nas Compras de Grandes Empresas e Governo”
2016

A Rede Academia ICE com o apoio do BID inicia o processo de expansão nacional. Neste ano a Rede cresce para 49 professores e 27 Instituições de Ensino Superior, de 10 Estados brasileiros. Esses docentes se organizam em Grupos de Trabalho para atuar no planejamento da rede, entre eles: a criação do Blog Academia ICE, plataforma digital que reuniu estudos, pesquisas, artigos, agenda de eventos, editais e outros conteúdos referentes ao campo de Negócios de Impacto e o mundo acadêmico. É realizado neste mesmo ano o 1º Encontro Nacional Academia ICE.

2017

Continuando sua estratégia de expansão nacional, o Programa Academia ICE promove encontros locais em Parintins e Cuiabá, além de um Encontro de Professores na Temática de Impacto da Região Norte do Brasil. Com o crescimento da Rede, inicia-se o processo anual de Monitoramento, além da realização do Encontro Nacional 2017.

Reiterando seu compromisso com a pesquisa, o Programa Academia também lançou a Chamada ICE de Apoio à Pesquisas e Casos de Ensino, que selecionou e investiu 60 mil reais em 3 propostas de pesquisa e 2 de casos de ensino que foram apoiados ao longo do ano de 2018.

2018

Uma nova governança é estabelecida a partir da criação do Conselho da Rede Academia ICE, com representantes de todas as regiões do país e do Grupo de Trabalho dos Associados do ICE dispostos a auxiliar nas tomadas de decisão do Programa Academia. Para contemplar a disseminação nacional do Programa, são adotadas as Rodadas de Atualização da Rede Academia ICE, além do programa Plataforma Aberta de formação online. Marcando a força dos encontros presenciais, ocorre também o  Encontro Nacional 2018.

Nesse ano o Programa Academia ICE também estabelece uma parceria com a Ashoka University por meio do Programa Ashoka Commons de formação para a América Latina, que buscou estabelecer planos de ação para Universidades institucionalizarem as temáticas de impacto e empreendedorismo social. Como fruto dessa aproximação, dois professores da Rede Academia ICE participaram, a convite do ICE, do AshokaU Exchange em Boston (EUA).

2019

Em celebração aos 20 anos do ICE, o Programa Academia ICE incentiva professores a coordenar ou engajar cinco eventos regionais que envolveram mais de 800 pessoas. Nos campos de formação, quatro casos são construídos na iniciativa Jornada de Casos de Ensino e Avaliação de Impacto. A comunicação com a Rede torna-se ainda mais próxima com a oficialização do Grupo de Whatsapp além da reformulação do até então Blog dos Professores, transformando-se em Site Academia ICE. Ocorre o Encontro Nacional 2019.

2020

Em fevereiro, é realizado o Academic Workshop Brasil+UK, para trocas de experiências entre os professores destes dois países. Um mês depois, com a chegada do Novo Coronavírus e a necessidade do isolamento social, são criadas Comunidades de Práticas para troca de experiências, metodologias, ferramentas, conteúdos e formas de acolhimento para estudantes afetados pela pandemia. Também neste ano é lançada a publicação Boas Práticas em Negócios e Investimentos de Impacto na Academia e realizado o Primeiro Encontro Nacional na modalidade online.

2021

Buscando uma integração com outros atores do ecossistema, o Programa Academia ICE promove o Ciclo temático Jornada do Empreendedor em parceria com o Programa Elos de Impacto, sendo 4 encontros com 20 organizações e 5 Instituições de Ensino Superior, e o Ciclo Academia ICE Investimentos de Impacto, em parceria com o programa ICE Investimentos de Impacto, com a participação de mais de 50 docentes. Com a adaptação do modelo online, ocorre o Encontro Nacional 2021.

2022

Impulsionado pela Coalizão pelo Impacto, o Programa Academia ICE lança a iniciativa Universidades+ Engajadas, almejando fortalecer a temática de Investimentos e Negócios de Impacto em Instituições de Ensino Superior nas seis cidades contempladas pela iniciativa – Porto Alegre e Paranaguá no Sul, Campinas no Sudeste, Fortaleza no Nordeste, Brasília no Centro-Oeste e Belém no Norte. No âmbito da Rede de Professores, são criadas as Comunidades Temáticas Rede Academia ICE, desenhadas para que os docentes possam discutir temas de interesse comum. Nesse clima de inovação, ocorre o  Encontro Nacional 2022.