O Prêmio Academia ICE é uma iniciativa do Instituto de Cidadania Empresarial (ICE) que busca incentivar e reconhecer a produção acadêmica de estudantes de Ensino Superior sobre Investimento e Negócios de Impacto em todo o Brasil.

Podem participar estudantes de Graduação e Pós-Graduação, com seus respectivos orientadores, de qualquer curso ou Instituição de Ensino Superior do Brasil. Os professores orientadores dos trabalhos vencedores também serão premiados.

8ª Edição do Prêmio recebeu artigos entre novembro de 2021 e 30 de abril de 2022. Confira os vencedores dessa edição.

As categorias de avaliação foram:

  • Categoria Graduação

Artigos produzidos a partir do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e artigos desenvolvidos a partir de pesquisa de Iniciação Científica ou Tecnológica. O trabalho, a partir do qual o artigo foi produzido, deverá estar aprovado previamente à inscrição no Prêmio.

  • Categorias Mestrado e Doutorado

Artigos produzidos a partir de pesquisas elaboradas no âmbito de curso de pós-graduação strictu senso, tanto para programa acadêmico como profissional, já defendido e aprovado e artigos produzidos como parte da pesquisa que comporá o trabalho final (Dissertação de mestrado ou Tese de doutorado) que será ainda apresentado e defendido.

Em todas as categorias são aceitos somente artigos acadêmicos que tenham sido elaborados com a supervisão de professor universitário.

Foram premiados 6 trabalhos, dois de cada categoria: graduação, mestrado e doutorado. Nesta edição os finalistas de cada categoria também serão divulgados.

Confira os prêmios por categoria:

Perguntas Frequentes

Me formei recentemente e o diploma ainda não foi expedido pela universidade. Como posso comprovar que concluí o curso?

Conforme regulamento, para aqueles que não tiveram o diploma expedido pela Universidade, é possível comprovar a conclusão do curso por meio do documento “certificado de conclusão de curso”. De todo modo, para a oitava edição do Prêmio, houve modificações no Regulamento, de modo que a declaração do professor orientador passou a ser válida para comprovar que o artigo é advindo de pesquisa de iniciação científica ou tecnológica ou do TCC (graduação), assim como artigos advindos de pesquisa mestrado ou doutoramento.

ver resposta esconder resposta

Minha pós-graduação é lato sensu. Posso concorrer ao Prêmio?

Não. Conforme o Regulamento, o Prêmio é restrito aos cursos de pós-graduação stricto sensu, inclusive para cursos profissionais (mestrado e doutorado profissional).

ver resposta esconder resposta

É possível concorrer ao Prêmio tendo concluído a graduação/pós-graduação há mais de um ano?

Sim. Veja o Regulamento e se informe melhor.

ver resposta esconder resposta

Durante o curso produzi um trabalho em uma disciplina que abordava a temática do Prêmio, mas meu trabalho de conclusão não seguiu o mesmo tema. Posso inscrever esse primeiro trabalho para concorrer?

Não. Os artigos elegíveis têm que ter sido desenvolvidos com orientação de um professor universitário no âmbito de curso de graduação ou de pós-graduação stricto sensu, sendo que, a partir da oitava edição do Prêmio, de 2021/2022, é possível apresentar artigos advindos de esforços de pesquisa de iniciação científica ou tecnológica ou do TCC (graduação), assim como de artigos desenvolvidos como parte do conjunto de artigos sobre a pesquisa que comporá a Dissertação de mestrado ou Tese de doutorado de programas de pós-graduação stricto sensu.

ver resposta esconder resposta

Inscrevi meu trabalho na edição anterior. Posso me inscrever novamente?

Sim. É possível inscrever o mesmo trabalho em novas edições do Prêmio, mesmo tendo inscrito em edições anteriores, mas observar eventuais mudanças no Regulamento.

ver resposta esconder resposta

Tenho disciplinas pendentes no curso, mas já produzi e defendi meu TCC. Posso inscrever meu trabalho?

Sim, a partir da oitava edição do Prêmio Academia ICE, de 2021/2022, é possível apresentar artigos sem ter efetivamente já se titulado. Isso porque, passou a ser possível apresentar artigos advindos de esforços de pesquisa de iniciação científica ou tecnológica ou do TCC (graduação), assim como de artigos elaborados como parte do conjunto de artigos sobre a pesquisa que comporá a Dissertação ou Tese de programas de pós-graduação stricto sensu.

ver resposta esconder resposta

Minha universidade atrasou a emissão do certificado de conclusão de curso/diploma. Como posso comprovar que concluí meus estudos?

Observar mudanças do Regulamento do Prêmio a partir de sua oitava edição (2021/2022). De todo modo, casos excepcionais serão analisados pela coordenação do Prêmio. Pedimos para que entre em contato através do e-mail premioice@ice.org.br

ver resposta esconder resposta

Outras dúvidas, favor escrever para premioice@ice.org.br