Atuação

Ensino

Facilitar o processo de aprendizagem dos estudantes, transmitir conhecimentos e apoiar para que cada um navegue na sua trajetória de descobertas e formação: o ensino é um dos pilares central da atividade docente e da vida acadêmica e forma a tríade indissociável junto com pesquisa e extensão. Visto como tendo uma natureza dinâmica, contínua e que se retroalimenta, o ensino-aprendizagem nas instituições de educação superior brasileiras direcionam professores e estudantes na promoção, na aquisição e no desenvolvimento de competências, conhecimentos, habilidades e/ou atitudes para aprimorarmos uma sociedade com cidadãos que atuam como sujeitos de sua história e como agentes de inovação. Os professores da Rede Academia ICE destacam a importância de situar o estudante como ator protagonista de sua aprendizagem, promovendo abordagens participativas e engajadas dentro e fora de sala de aula. Nesse sentido, são necessários modelos, métodos, recursos que tornem o processo de ensino-aprendizagem efetivo, relevante, contextualizado e participativo e dialógico com a sociedade. A docência é atributo comum à maioria absoluta dos professores da Rede Academia ICE, com atuação em mais de 40 disciplinas de graduação e 20 de pós-graduação, conforme dados do último monitoramento da Rede, de 2020. Há exemplos de disciplinas dedicadas aos negócios de impacto, inovação social ou empreendedorismo social, ou associadas a outras discussões mais amplas, como sustentabilidade, gestão social, ou como uma das frentes de empreendedorismo e inovação. A inclusão da agenda de negócios de impacto nos diversos cursos de graduação, especialização e pós-graduação é fundamental para a disseminação do conhecimento no tema, formação de uma nova geração de atores no campo e fortalecimentos dos ecossistemas locais e nacional de impacto.  O Programa Academia ICE busca apoiar os professores da Rede no desenvolvimento das temáticas por meio da promoção de troca de conhecimentos, experiências, indicação de referenciais nas temáticas, dentre outras atividades.
Inscreva-se na Jornada de Ensino
Ementas de Curso

Inspire-se conhecendo ementas de cursos em graduação, pós-graduação e especialização ministrados por professores que fazem parte da Rede Academia ICE:

Pesquisa

Produzir conhecimento, sistematizar ideias, ressignificar conceitos, desenvolver novos modelos, ferramentas e metodologias, enfim, fazer pesquisa. E pesquisa é ciência. Um pesquisador busca evidências de como o mundo funciona para gerar conhecimento em prol do desenvolvimento na sociedade. O ecossistema de investimentos e negócios de impacto, como um campo novo e emergente, necessita análise baseada em evidências que ajudem a compreender sua evolução, oportunidades, desafios e potenciais. Por ter na sua essência o desafio de endereçar problemas sociais e ambientais seguindo lógicas de mercado, demanda uma série de novos conhecimentos para equilibrar as lógicas sociais e comerciais até então consideradas separadas no contexto organizacional. A academia se torna um importante aliado e dinamizador do ecossistema pela construção e disseminação desses novos conhecimentos num debate amplo e rico entre diferentes paradigmas e abordagens que norteiam o desenvolvimento do campo.

_ENANPAD.2021
_ ENANPAD.2020
_ ENANPAD.2019
_ENAPEGS.2021
_ENEGEP.2019
_ANPAD.2021
_ REGEPE.2019

 

De acordo com dados do monitoramento da Rede Academia em 2020, mais de 70% dos professores realizam ou orientam pesquisas em suas instituições. As pesquisas desenvolvidas pelos professores são compartilhadas tanto em meios acadêmicos, como congressos e revistas científicas nacionais e internacionais, quanto para acesso ao grande público, como blogs, imprensa e outros websites.

Pesquisas apoiadas pelo ICE
O fomento à pesquisa acadêmica de forma articulada com os atores do campo é uma das prioridades do Programa Academia ICE que, desde 2016, tem apoiado estudos dos professores da Rede. Dentre as ações realizadas estão Chamadas de pesquisas, artigos e casos de ensino, realização de encontros e oficinas de discussão sobre temas de pesquisa, bem como o estímulo a projetos colaborativos entre os professores da Rede.

Chamada à Pesquisa e Casos de Ensino 2016.
Chamada a Pesquisa e Casos de Ensino Ciclo 2017-2018.
Jornada de Casos de Ensino 2019.
Chamada de Artigos 2019.
Fast Track com Revista REGEPE 2019.
Academic Workshop BR+UK 2020.

 

As pesquisas colaborativas já são realidade na Rede e, em 2020, foi realizada, de maneira inédita, a Jornada de Pesquisa.

Um esforço articulado pelo Programa para a concepção de projetos de pesquisas que estão, em 2021, em fase de busca de parcerias para sua implementação.

Jornada de Pesquisa 2020-2021, em testes temas:
Monitoramento e avaliação de impacto em uma visão de portfólio de negócios;
Ecossistemas de Inovação Social e Cidades no Brasil;
Políticas Públicas e Negócios de Impacto em Habitação Social;
Territórios e Cadeias da Sociobiodiversidade na Região Amazônica;
Economias Ressignificadas.

Destaca-se ainda o Prêmio Academia ICE, que reconhece e premia trabalhos de pesquisa desenvolvidos na graduação e pós-graduação.

1ª Edição (2014).
2ª Edição (2015).
3ª Edição (2016).
4ª Edição (2017-2018).
5ª Edição (2018-2019).
6ª Edição (2019-2020).
7ª Edição (2020-2021).

Extensão

Diálogo entre academia e comunidade, articulação com atores do campo, troca de saberes: a extensão universitária traz a vinculação da academia com o meio numa relação de construção coletiva, colaborativa e engajada.

Nesse contexto, as atividades de extensão, articuladas com as demais dimensões acadêmicas (ensino e pesquisa), produzem novos conhecimentos que aliam saberes acadêmicos e cotidianos aplicados na resolução de problemas coletivos e que ajudam a promover a integração da educação superior com a sociedade.

De acordo com a Resolução CNE/CES 7/2018 do Ministério de Educação (MEC), que estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira, as atividades de extensão integram-se à matriz curricular e constituem um processo interdisciplinar, político educacional, cultural, científico, tecnológico, que promove a interação transformadora entre as instituições de ensino superior e os outros setores da sociedade, por meio da produção e da aplicação do conhecimento. São intervenções que envolvem diretamente as comunidades externas às IES (Instituições do Ensino Superior) e que estejam vinculadas à formação do estudante.

O desenvolvimento da Extensão faz parte da essência da Rede Academia ICE, pelo perfil engajado dos professores que a integram, pela natureza da educação prática e conectada com o campo, e pelas próprias temáticas trabalhadas – Inovação Social, Empreendedorismo Social, Investimentos e Negócios de Impacto.

Conforme os dados do monitoramento da Rede em 2020, 65% dos professores da Rede estão envolvidos com atividades de extensão nas temáticas relacionadas à agenda de negócios de impacto. Os programas e projetos extensionistas são muito variados, especialmente pela combinação de forças das IES, contextos locais e interação com as comunidades. Atividades como eventos com objetivos de sensibilização e disseminação da agenda até laboratórios e concursos.

Vale destacar que são muitas as iniciativas que estabelecem relação com espaços de inovação e de estímulo ao empreendedorismo, como as incubadoras e aceleradoras universitárias.

O Programa Academia ICE apoia essas iniciativas estimulando a troca de experiência entre os professores e a contribuição com os conteúdos disponibilizados. Em 2020 também foi realizada a Jornada de Extensão, trajetória em formato de comunidade de troca e mentoria, para que os professores pudessem idealizar iniciativas de extensão conectadas com suas realidades e necessidades locais.

Com o objetivo de reconhecer e divulgar iniciativas de ensino e extensão realizadas em cursos de graduação de IES de todo o país focadas na agenda de investimento e negócios de impacto, foi realizado o Prêmio Boas Práticas em Negócios e Investimento de Impacto na Academia. Realizado pela ponteAponte, o Prêmio foi apoiado pela segunda edição da chamada IMPULSE, realizada em 2019 pela Aliança pelos Investimentos e Negócios de Impacto em parceria com ICE, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) por meio do BID-LAB, mais British Council, Instituto Humanize e Itaú. A publicação da premiação traz a experiência das cinco iniciativas premiadas e dos 11 finalistas, com experiências de todas as regiões do país.

IES da Rede realizam ações de resposta ao COVID-19