Diálogo entre academia e comunidade, articulação com atores do campo, troca de saberes: a extensão universitária traz a vinculação da academia com o meio numa relação de construção coletiva, colaborativa e engajada. Nesse contexto, as atividades de extensão, articuladas com as demais dimensões acadêmicas (ensino e pesquisa), produzem novos conhecimentos que aliam saberes acadêmicos e cotidianos aplicados na resolução de problemas coletivos e que ajudam a promover a integração da educação superior com a sociedade.
De acordo com a Resolução CNE/CES 7/2018 do Ministério de Educação (MEC), que estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira, as atividades de extensão integram-se à matriz curricular e constituem um processo interdisciplinar, político educacional, cultural, científico, tecnológico, que promove a interação transformadora entre as instituições de ensino superior e os outros setores da sociedade, por meio da produção e da aplicação do conhecimento. São intervenções que envolvem diretamente as comunidades externas às IES (Instituições do Ensino Superior) e que estejam vinculadas à formação do estudante.
O desenvolvimento da Extensão faz parte da essência da Rede Academia ICE, pelo perfil engajado dos professores que a integram, pela natureza da educação prática e conectada com o campo, e pelas próprias temáticas trabalhadas – Inovação Social, Empreendedorismo Social, Investimentos e Negócios de Impacto. Conforme os dados do monitoramento da Rede em 2020, 65% dos professores da Rede estão envolvidos com atividades de extensão nas temáticas relacionadas à agenda de negócios de impacto. Os programas e projetos extensionistas são muito variados, especialmente pela combinação de forças das IES, contextos locais e interação com as comunidades. Atividades como eventos com objetivos de sensibilização e disseminação da agenda até laboratórios e concursos. Vale destacar que são muitas as iniciativas que estabelecem relação com espaços de inovação e de estímulo ao empreendedorismo, como as incubadoras e aceleradoras universitárias.
O Programa Academia ICE apoia essas iniciativas estimulando a troca de experiência entre os professores e a contribuição com os conteúdos disponibilizados.